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Melhorar a vida da população do Estado sempre foi o principal objetivo do Governo de Roraima. Para isso, é necessário investir em inovações tecnológicas que ajudem a facilitar a vida dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta quinta-feira, dia 09, a Sesau (Secretaria de Saúde) realizou uma capacitação sobre o uso do novo sistema para a marcação de consultas, o SisREG. O curso ocorreu no auditório da SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde), localizado no centro, e foi voltado exclusivamente para os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Capital (postos de saúde).

“Eles estão sendo capacitados no SISREG para aprender a operar o sistema, como vai inserir [a marcação da data da consulta], como vai encaminhar, como serve cada aba do sistema. Assim, eles vão conseguir orientar a população que procura sua unidade a acompanhar esse serviço de saúde pelo app ‘Meu SUS Digital’”, afirmou o diretor do Departamento de Regulação da Sesau, Manuel Roque.

O SisREG (Sistema Nacional de Regulação), é um sistema online criado para o gerenciamento de toda rede de regulação do Estado, desde a rede básica até a rede especializada, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

“Ele vai ajudar Roraima justamente nesse sentido de diminuir filas presenciais. Quando o paciente comparece à unidade básica, ele será inserido no sistema por essa unidade, e poderá acompanhar pelo Meu SUS Digital se a consulta já está marcada ou ainda está aguardando a marcação”, ressaltou Manuel.

A diretora da UBS Mecejana, Beth Josefina Cavalcante, é uma das participantes da capacitação, e destaca as melhorias no atendimento ao paciente com o novo sistema.

“Uma vez que o paciente passa pelo médico e é encaminhado para um especialista, nós o cadastramos no sistema, e com o novo sistema, esse processo será aprimorado. O paciente poderá acompanhar se está em espera ou não, o que ajudará a reduzir a demanda no posto de saúde”, pontuou a participante.

 

MEU SUS DIGITAL

Os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) poderão visualizar datas de agendamentos e marcação de exames através do aplicativo ‘Meu SUS Digital’.

A app ainda está em fase de teste, sendo disponível apenas para os pacientes da Policlínica Coronel Mota, Centro de Referência de Saúde da Mulher, HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) que farão retorno nas unidades, não sendo válido para primeira consulta.

“O Meu SUS Digital não é para marcar consultas, e sim para acompanhar o agendamento, verificando se já foi marcado ou não”, destacou o diretor.

No entanto, é importante o paciente manter seus dados pessoais atualizados. “O paciente precisa entender que ele precisa procurar a unidade básica de saúde para atualizar os seus dados. Para conseguir agendar as consultas tanto pela UBS quanto pelo Coronel Mota, necessitamos que o paciente esteja com o cartão do SUS atualizado, endereço, telefone, tudo correto”, acrescentou.

Para ter acesso, é preciso ter cadastro no site do Governo Federal (Gov.com), e criar uma senha para o App.

O paciente pode tirar dúvidas sobre o aplicativo por meio do WhatsApp de número (95) 98416-6166, com operadores respondendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau