I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00


A ação será realizada a partir da próxima quarta-feira, 13, na sede da unidade, que fica no Centro de Boa Vista

    O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Para facilitar a vida do público masculino, a CECM (Clínica Especializada Coronel Mota) vai realizar, a partir da próxima quarta-feira, dia 13, a Semana de Prevenção da Saúde do Homem.

    A ação será aberta para usuários da unidade e visitantes. Uma equipe de profissionais irá realizar agendamento de consultas e exames com os médicos urologistas nos dois primeiros dias, 13 e 14. Já na sexta-feira, 15, serão realizados 200 exames de PSA (antígenos específicos da próstata).

 

    Os homens a partir dos 45 anos e com histórico de câncer na família poderão fazer uma triagem para consulta com o especialista. Caso seja detectada a necessidade, os enfermeiros farão o agendamento para o médico urologista. Além disso, serão realizadas palestras educativas sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, vacinas, testes rápidos e a distribuição de material educativo sobre a saúde do homem.

    A diretora da CECM, Daniely Buchner, explicou que o objetivo da ação é sensibilizar os homens para a importância dos cuidados com a saúde. “Objetivo é alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas”, enfatizou. Os atendimentos para agendar a consulta terão início a partir das 8h no CECM, que fica localizado na rua Coronel Pinto, 664, Centro.

    DADOS - Os dados mais recentes da Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) apontam para 91 casos de câncer de próstata confirmados em Roraima, sendo 40 casos em 2017, contra 37 registros de 2018. Até o dia 30 de setembro deste ano, a unidade havia contabilizado 14 casos da doença.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Agendamento de Consultas:

Dia: 13 e 14/11

Horário: A partir das 8h;

 

Atendimento Ambulatorial

Dia: 15/11

Horário: A partir das 8h

 

ASCOM/SESAU
07.11.2019