I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00


Os procedimentos oftalmológicos terão início nesta sexta-feira, 08, no HGR

    Os indígenas da etnia Macuxi e Wapichana recebem, a partir desta sexta-feira, 08, um reforço na assistência da área da saúde. A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), em parceria com o Dsei Leste, irá realizar a ação “Olhos de Makunaima”, com oferta de 181 cirurgias oftalmológicas de cataratas e pterígios. A ação vai ocorrer até dia 11 de novembro, no HGR (Hospital Geral de Roraima).

    A operação faz parte do programa “Sesai em Ação”, iniciativa da Sesai (Secretaria e Distrito Sanitário Especial Indígena), que conta também com a parceria da AMDAF (Associação Médicos da Floresta), tendo como objetivo levar atendimento da atenção especializada até populações indígenas que vivem em áreas remotas.

    Cristiane Morais, Apoiadora técnica do Dsei Leste, destacou a importância dessa parceria com a Sesau, na realização desses procedimentos. “A secretária de saúde disponibilizou o centro cirúrgico, equipe e apoio logístico para a Sesai, para que assim possamos atender esses indígenas que são aldeados”, explicou. Segundo o diretor de enfermagem do HGR, Gutemberg Silva, as cirurgias ocorreram nas três salas cirúrgicas cedidas na unidade pela Sesau. “Essas cirurgias serão realizadas a partir de amanhã, nos períodos da manhã, tarde e noite, com uma média de 50 por dia, durante quatro dias, para atender toda a demanda”, pontuou.

 

ASCOM/SESAU
07.11.2019