Os pacientes receberam alta hospitalar neste sábado, 11. Eles estavam
internados e agora seguirão em isolamento domiciliar

Neste momento em que o Brasil e o mundo correm contra o tempo para vencer a guerra contra o novo coronavírus (COVID-19), boas notícias motivam a sociedade a seguir em frente na luta contra a doença. Neste sábado, 11, dois pacientes com diagnóstico suspeito para o coronavírus receberam alta hospitalar e deixaram o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Monteiro Neto, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), tem trabalhado incansavelmente para estruturar as unidades de saúde, para que a população tenha condições de receber um atendimento digno, ao utilizar o SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado.

“Uma das maiores preocupações do governador Antonio Denarium é garantir que a população possa confiar no serviço público. Receber essa boa notícia nos dá esperança e motivação para continuarmos essa batalha”, enfatizou o secretário.

Os pacientes estavam internados no HGR e evoluíram bem ao tratamento, entre eles, está uma servidora do setor administrativo do Hospital. Agora seguirão para o isolamento domiciliar, conforme protocolo de monitoramento estabelecido pelo MS (Ministério da Saúde). Ao deixar o Hospital, foram aplaudidos de pé pela equipe de plantão.

Com a duas altas hospitalares deste sábado, a primeira semana de abril deve se encerrar com cinco pacientes seguindo para recuperação contra o novo coronavírus.

“Os dois pacientes que receberam alta neste sábado são casos suspeitos para COVID-19. Eles precisaram ser internados, mas foram medicados e evoluíram bem, sem necessidade de auxílio na UTI [Unidade de Terapia Intensiva, e isso é uma vitória. Mas é importante deixar claro que é preciso manter os 14 dias de isolamento domiciliar para que eles tenham alcançado o período necessário para a recuperação total”, esclareceu a médica infectologista, Alessandra Martins.

Ela reforça que o isolamento domiciliar é obrigatório, de acordo com protocolos estabelecidos pelo MS (Ministério da Saúde).

“Ao receber alta hospitalar, o paciente sai da condição de vulnerabilidade, mas ele deve manter os cuidados recomendados pelo MS, uma vez que pode voltar a apresentar sinais e sintomas compatíveis para internação, bem como ser agente transmissor do vírus, por isso é tão importante que fique em casa”, enfatizou.

OS DESAFIOS DA SAÚDE-  O Estado de Roraima, assim como outros Estados, possui desafios na área da saúde que precisam ser vencidos, mas o Governo de Roraima, por meio da Sesau, não tem medido esforços para alcançar a reestruturação da saúde roraimense, principalmente nesse momento em que o Brasil e o mundo sofrem com as consequências da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Em Roraima, a Sesau buscou a reorganização dos fluxos de atendimento nas principais unidades hospitalares, entre elas, o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) e o HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), para garantir a assistência adequada aos pacientes vítimas de COVID-19, sem comprometer o atendimento aos casos de urgência e emergência e demais demandas.

Os profissionais de saúde também têm reafirmado o compromisso de salvar vidas, executando de forma guerreira e comprometida a rotina de trabalho. E esta semana a equipe do HGR encerra cada plantão com uma motivação especial, a alegria de ver pacientes diagnosticados com COVID-19 melhorando o quadro de saúde e seguindo para recuperação em casa.

11.04.2020