A medida foi acordada nesta quinta-feira,14, durante reunião entre os representantes da Sesau, da SEMSA,
equipes de vigilância sanitária e epidemiológica e Sesp (Secretaria de Segurança Pública)

Com o objetivo de conter o avanço da COVID-19 em Roraima, uma força-tarefa será montada para reforçar o monitoramento em pontos estratégicos e garantir que as medidas de segurança contra a COVID-19 sejam respeitadas, como o uso de máscara contínuo e pouca aglomeração em espaços públicos e particulares.

A medida foi acordada nesta quinta-feira,14, durante reunião entre os representantes da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde), equipes de vigilância sanitária e epidemiológica e a Sesp (Secretaria de Segurança Pública), bem como as demais instituições que integram a segurança pública estadual como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

A reunião contou com a presença do Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Francisco, do Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Jean Claudio, do Diretor Executivo da Defesa Civil, Coronel Cleudiomar Ferreira, do Delegado Geral, Herbert Cardoso, da Coordenadora Estadual de Vigilância Sanitária, Valdirene Oliveira, do Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Galvão, do Diretor Municipal de Vigilância Sanitária, Fernando Matos, e do Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edvaldo Hermogenes.

Durante o encontro o secretário de saúde, Marcelo Lopes, apresentou as medidas estratégicas adotadas para reforçar as vigilâncias epidemiológica e sanitária, bem como as estratégias para fortalecer a capacidade de tratamento nas Unidades Hospitalares.

“Foi um momento importante onde esclarecemos sobre todo o trabalho que está sendo feito como a ampliação de leitos de UTI e de enfermaria no HGR, a instalação de barreiras sanitárias no Aeroporto e no posto de fiscalização no Jundiá, onde temos um grande fluxo de pessoas, bem como o trabalho para reabrir a APC, ou seja, explicamos sobre as medidas de contingência para esse cenário atual da doença, esclarecemos as dúvidas e falamos sobre a importância de todo esse envolvimento para construir essa força-tarefa”, esclareceu.

Durante a reunião ficou definido que a força-tarefa atuará durante 15 dias, com o trabalho de quatro equipes de fiscalização que atuarão diariamente, em pontos estratégicos da cidade, identificando e coibindo as práticas que desrespeitem as normas de contingência.

“Será feito o trabalho de identificação dos excessos, por meio do contato diário com as equipes de vigilância sanitária e epidemiológica. Nosso papel será fazer a orientação e agir naqueles casos em que for necessário. O objetivo e somar esforços para apresentar um resultado imediato em relação às medidas de segurança para tranquilizar a população", complementou Prola.

De acordo com Lopes ações estratégicas unindo segurança e saúde, nas esferas Estadual e Municipal, neste momento são fundamentais para garantir que não ocorreram as aglomerações. Nesse sentido as equipes que integrarão a Força-tarefa atuarão a partir desta quinta-feira, 14, de forma imediata, em pontos estratégicos da cidade, durante dias úteis e nos fins de semana, em áreas comerciais, de lazer e cultural.

“O objetivo é verificar se as medidas de contingência estão sendo seguida e com isso diminuir a circulação de pessoas, em ambientes que favoreçam a contaminação do vírus”, ressaltou o secretário.

23.02.2021