I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00


Equipes do HGR receberam treinamento para utilização das cápsulas

 

    O Governo de Roraima recebeu na manhã deste domingo, 12, equipamentos doados pelo Instituto Transire e pelo Hospital Samel, ambos do Amazonas, para ajudar o Estado no combate ao novo coronavírus. O presidente do Transire, Gilberto Novaes, e o diretor-presidente do Samel, Luiz Alberto Nicolau, foram recepcionados no Hangar do Governo pelo diretor-presidente do IACTI (Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação), Aluizio Nascimento, e pelo senador Chico Rodrigues, e fizeram, em seguida, a entrega do material no HGR (Hospital Geral de Roraima).

    Foram doados cinco respiradores Bipap e cinco cápsulas. As cápsulas foram projetadas por médicos e estão sendo produzidas em Manaus no Instituto Transire e utilizadas no Hospital Samel, unidade que trata de pacientes infectados pelo novo conronavírus e, até o momento, não registrou nenhuma morte.

    Concebida para ser uma barreira de proteção, a cápsula é de montagem simples e diminui os riscos de contágio dos profissionais de saúde. Com armação formada por canos de PVC, a cabine é revestida por película de vinil transparente, para oferecer visibilidade ao paciente e, ao mesmo tempo, auxiliar na contenção do contágio. A estrutura oportuniza acompanhamento, alimentação e medicação do paciente, sem contato direto, reduzindo a possibilidade de propagação e ajudando no controle e no combate ao vírus.

    Um dos idealizadores da cápsula, o fisioterapeuta intensivista do Hospital Samel, Elton Rico, ressaltou a eficácia do  equipamento. “Conseguimos criar um meio para aplicar a ventilação não invasiva precocemente e tem dado muito certo. A contaminação da equipe até hoje é zero. O número de óbitos é zero e, todos os dias, temos alta médica”, disse.

    “De forma alguma, estamos afirmando que temos de postergar intubação. O que estamos dizendo é que a terapia não invasiva e o protocolo de atendimento ao paciente com Covid-19 iniciado precocemente podem fazer com que muitos casos não evoluam para as formas mais graves da doença. Isso talvez possa evitar o colapso nos hospitais brasileiros”, complementou.

    De acordo com o médico, as cápsulas estão sendo utilizadas há cerca de um mês no Hospital Samel. “Há pacientes graves que precisarão ocupar os leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], mas nem todos os pacientes evoluirão para formas graves, se forem atendidos precocemente. Aqueles que estão sendo beneficiados estão obtendo alta sem necessitar de intubação traqueal e nem de ocupar um leito de UTI”, reforçou Elton Rico.

    O diretor-presidente do Samel, Alberto Nicolau, classificou de revolucionário o tratamento com utilização das cápsulas. “Estamos cedendo ao Governo de Roraima cinco cápsulas que estão revolucionando o tratamento da Covid-19 e cinco respiradores Bipap. O tratamento com esse equipamento é seguro para o paciente e para os profissionais. O que trouxemos para vocês não é uma simples cápsula, é tratamento revolucionário, simples e barato. Vamos inclusive replicar e dar o treinamento. Retornaremos a Roraima para comemorar bons resultados como o que estamos tendo na cidade onde há maior complicação da Covid-19 na região”, afirmou.

    Com parcerias importantes com o Instituto Transire, o diretor-presidente do IACTI, Aluizio Nascimento, enfatizou a cooperação entre as instituições e a doação dos equipamentos. “Estamos desenvolvendo várias outras parcerias, pois o Transire trabalha com inovação e dispõe de tecnologia. Hoje recebemos respiradores e cápsulas projetadas em colaboração pelo Samel e pelo Transire, num segundo momento, também pelo IACTI. Nessa primeira etapa, recebemos cinco equipamentos. Este número deve aumentar, porque temos de trabalhar de acordo com a nossa necessidade. As cápsulas serão utilizadas pelas equipes do HGR, que é referência no tratamento da Covid-19 no Estado”, disse.

    Também participante das tratativas para doação dos equipamentos, o senador Chico Rodrigues destacou a importância da aquisição. “Numa crise dessas que estamos acompanhando no Amazonas, eles se deslocam para cá, trazem os equipamentos, exatamente para dizer a Roraima que há uma mão estendida, para nos atender e orientar nossos profissionais”, frisou.

    Especializado em tecnologia e biotecnologia, o Instituto Transire, além de oferecer conhecimento, doou também o frete para o transporte dos equipamentos para Roraima. O grupo de médicos do Samel realizou treinamento das equipes de Roraima para utilização da equipagem.

 


Luiz Alberto Nicolau - Diretor-Presidente do Samel

 


Elton Rico - Fisioterapeuta Intensivista do Hospital Samel

 


Aluizio Nascimento - Diretor-Presidente do IACTI

 

SECOM/RORAIMA
12.04.2020