I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Governo leva servicos de telediagnostico de eletrocardiograma para Caroebe 2

Com o intuito de melhorar ainda mais os atendimentos aos moradores no interior, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, está ampliando o diagnóstico de exames realizados à distância, com o telediagnóstico de eletrocardiograma.

A partir deste mês os moradores de Caroebe passam a contar com o serviço, que já alcançou oito municípios, desde a implantação em outubro de 2018.

De acordo com a coordenadora Geral de Atenção Básica, Helena Castelo Branco, o telediagnóstico é uma ferramenta que proporciona aos médicos a condição de oferecer um melhor diagnóstico para o usuário da unidade básica de saúde e sem o transtorno do deslocamento do morador até a capital.

“O exame é realizado na própria unidade e o técnico encaminha os dados para Minas Gerais, por meio da plataforma nacional de telediagnóstico. Em até duas horas, o exame com laudo retorna para a unidade básica de saúde, onde é impresso pelo técnico responsável e entregue ao paciente, evitando assim o deslocamento do paciente até a capital”, esclareceu.

Governo leva servicos de telediagnostico de eletrocardiograma para Caroebe

A enfermeira Marcele Santos de Castro, que trabalha no Núcleo de Telessaúde, ressaltou que o exame é realizado de forma rápida e segura.

“O serviço de Telediagnóstico disponibiliza laudos de eletrocardiograma on-line, agilizando assim, o diagnóstico e o tratamento do usuário”, complementou.

Governo leva servicos de telediagnostico de eletrocardiograma para Caroebe 3

 Atuação decisiva em oito municípios de Roraima

O serviço de Telediagnóstico ECG já é realizado nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Caroebe, Mucajai, Normandia e Uiramutã. De janeiro a dezembro de 2020, foram realizados 9.276 exames, enquanto em 2021 esse número foi de 15.804.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Joselinda Lotas
FOTOGRAFIA: Ascom Sesau