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Novo Pronto Socorro 4

O Governo de Roraima informa que em virtude do feriado de Tiradentes do dia 21, quinta-feira, foi decretado ponto facultativo na sexta-feira dia 22, conforme o Decreto nº 32.070. 

Apenas os serviços essenciais vão funcionar na estrutura governamental. O expediente volta à normalidade no dia 25 de abril.

 SAÚDE

As unidades hospitalares que realizam atendimentos de urgência e emergência, como Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco e Pronto Atendimento Cosme e Silva funcionarão normalmente, de forma ininterrupta por todo feriado.

As Unidades de saúde do Interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo feriado.

Já as unidades que prestam serviços ambulatoriais incluindo o Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin, bem como os setores administrativos do LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima), LAPEN (Laboratório de Patologia do Estado de Roraima), NERF (Núcleo Estadual de Reabilitação Física), CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota) e CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico) por Imagem não funcionarão na neste período, retornando com as atividades na segunda-feira, 25 .

Da mesma forma que as unidades ambulatoriais, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) não funcionará durante o feriado, mas a unidade abrirá as portas na sexta-feira, 22, até às 12h, para coleta de aférese. Os trabalhos do Centro só retornarão ao expediente normal na próxima segunda-feira, 25.

POLÍCIA CIVIL

O atendimento nas unidades da Polícia Civil, referentes ao feriado prolongado de Tiradentes ocorrerá em todos os distritos policiais da Capital e nas delegacias dos municípios para registro de Boletim de Ocorrência.

Contudo, para a comodidade da população, caso o cidadão precise registrar um Boletim de Ocorrência, pode fazer na modalidade online, por meio da Delegacia Virtual, no endereço: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/comunicacaofato/rr/orientacoes .

Uma equipe de policiais atende o registro realizado pelo cidadão, analisa e encaminha o boletim de ocorrência para o e-mail informado e o procedimento será encaminhado para providências.

O cidadão pode fazer o registro de Boletim de Ocorrência Virtual estando em qualquer um dos 15 municípios de Roraima e não precisa ir à Delegacia para ser atendido. É fácil, prático e seguro.

Caso surjam dúvidas, o cidadão pode fazer contato por telefone, em Boa Vista, com o Distrito Policial que atende seu bairro pelos seguintes números: 1º DP (9-8414-9218), 2º DP (9-8414-9509), 3º DP (9-8414-9868), 4º DP (9-8400-0128) e 5º DP (9-8413-6414).

Quanto aos casos de violência doméstica e intrafamiliar, podem ser registrados na DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) que funciona com plantão 24 horas. Casos que ensejam Medida Protetiva de Urgência ou requisição pericial devem ser registrados na Central de Flagrantes.  A DEAM é localizada na Casa da Mulher Brasileira, na Rua Uraricuera, s/nº, São Vicente.

Os casos mais graves, em que se torne necessário expedir requisições ou a lavratura de APF (Auto de Prisão em Flagrante) ou TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) os trabalhos serão concentrados na CF (Central de Flagrantes), na sede do 5º DP (Distrito Policial) localizada na Rua Parque Industrial, S/N, Bairro Distrito Industrial.

 POLÍCIA MILITAR

Os policiamentos ostensivo e preventivo serão realizados normalmente na Capital e Interior, com guarnições do Polícia Na Rua, além de viaturas e motocicletas da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas).

Nos bairros de Boa Vista haverá a operação Saturação, Reforço Setorial e Operação Impacto, além da Operação Paz no Parque.

No interior, será executada a Operação Interior Mais Seguro e Cidade Blindada.

BOMBEIROS

Para o período, será reforçado o efetivo operacional. Serão empregados diariamente 98 bombeiros militares especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca, salvamento e mergulho.

Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois Caminhões de Combate a Incêndios, com capacidade para 5 mil litros d’água cada, uma ambulância de Resgate Urbano a Acidentados, uma viatura da Companhia de Busca e Salvamento, uma viatura do Grupamento de Combate a Incêndio Florestal, além da viatura do Comandante de Operações.

Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios, guarnições de resgate e equipes de Busca e Salvamento e combate a incêndios florestais. Em todos os quartéis haverá mergulhadores escalados nos plantões.

As ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, incêndios em residências, em comércios e em veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente à Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

INCÊNDIOS FLORESTAIS

Durante todo o feriado, guarnições de combate a incêndios florestais ficaram preparadas para atuar em caso de emergência, tanto em Boa Vista, quanto nos municípios do Interior.

Em Boa Vista, Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima, os Brigadistas Estaduais compõem guarnições mistas com Bombeiros Militares para combate aos incêndios em vegetação. Nos demais municípios, o Governo de Roraima conta com brigadistas à disposição para atuar em caso de necessidade

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Roraima permanece em constante alerta durante o feriado e qualquer emergência, a população pode ligar para o 199.

As equipes prestarão todo o apoio necessário em qualquer situação que fuja da normalidade e que exija emprego de efetivo para apoio a população afetada.

 CAER

Durante o feriado prolongado, o atendimento de manutenção das redes de água e esgoto funcionará em regime de plantão, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. Os clientes que necessitarem de atendimento devem entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis.

Site (Chat): http://www.caer.com.br, o cliente tem acesso também a diversos serviços clicando nos ícones da Agência Virtual ou no Chat com o atendente virtual “Ed”. Para atendimento via chat, basta acessar o site e clicar no avatar localizado no canto inferior do lado direito da página e solicitar os serviços.

Caer mobile: Disponível para Android na Google Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.caer.caerMobileApp) e IOS na App Store.

WhatsApp: Os usuários também podem entrar em contato direto com a Caer por meio do WhatsApp (95) 98404-5313 ou clicando no link: https://bit.ly/386V1VQ para tratar de problemas de extravasamento de esgoto ou na rede de distribuição de água – funcionamento das 8h às 22h.

Call Center: O SAC 0800.280.9520 funcionará normalmente, das 8h às 18h e haverá regime de plantão para os serviços de manutenção das redes de água e esgoto e atendimento de ocorrências, bem como das Estações de tratamento e Estações elevatórias.

Joselinda Cavalcante Lotas
Assessora de Comunicação