Governo Sem Parar no Truaru Joselinda Lotas Ascom Sesau

Moradores da região do Truaru, zona Rural de Boa Vista, foram contemplados com ações do Governo Sem Parar, programa que reúne uma série de serviços das Secretarias e Autarquias do Estado.

As atividades desta quarta-feira, 27, foram realizadas no período da manhã, na Cooperativa de Mulheres Agricultoras Independente, que fica na vicinal 1, no PA Nova Amazônia 1. Ao todo, mais de 400 pessoas foram atendidas na ação.

“Hoje, além dos serviços médicos de oftalmologia, dermatologia e clínico geral, tivemos também a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social, com os programas Colo de Mãe e Cesta da Família; a Casa da Mulher Brasileira; a entrega de mudas [de plantas] pela Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e os atendimentos jurídicos da Defensoria, além de muita música regional e palhaços para a criançada”, detalhou.

Governo Sem Parar no Truaru Joselinda Lotas Ascom Sesau1

Além das consultas médicas, a população contou ainda com a oferta de vacinas e de testes para detecção de doenças. A coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, falou dos vários serviços que foram oferecidos ao público.

Governo Sem Parar no Truaru Joselinda Lotas Ascom Sesau2

“Oferecemos para a população vacina contra hepatite, tríplice viral, dupla viral, testagem rápida para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, vacina contra a covid-19, além de entrega de preservativo”, destacou.

Para a presidente da Cooperativa de Mulheres Agricultoras Independente, Antonia Alcilene de Oliveira da Silva, a realização da ação é de extrema importância, uma vez que supre de forma imediata a demanda de atendimento médico dos moradores da região.

"A ação foi de extrema importância, pelo fato de hoje não possuirmos um posto de saúde dentro do assentamento, e devido ao covid-19, dificultou o deslocamento dos idosos e crianças até a cidade”, completou.

A agricultora Maria Mêres Pereira, de 57 anos, aproveitou a oportunidade para solicitar a segunda via da certidão de nascimento pela Defensoria Pública Estadual. Ela também aprovou a iniciativa do Governo de levar o serviço para a comunidade.

“Achei excelente o atendimento, porque como eu teria que ir até a cidade para retirar a segunda via da certidão de Nascimento, com a vinda da defensoria facilitou a minha ida até a cidade. Nunca tinha tido uma ação como essa aqui”, pontuou.

JORNALISTA: Joselinda Lotas
FOTOGRAFIA: Ascom/ Sesau