Alerta para Sarampo em Roraimaa Ascom Sesau1

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu na noite desta quarta-feira, 27, um alerta para que os municípios reforcem as ações contra o sarampo. A medida ocorre após técnicos da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde confirmarem um caso positivo da doença em Boa Vista.

Conforme a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira, a doença foi detectada em uma criança brasileira do sexo masculino, de 1 ano e 1 mês. A notificação do caso foi realizada no dia 25 de março, mas o primeiro sintoma foi identificado no dia 23 de março.

Além disso, segundo ela, o paciente não possui histórico de viagem para fora do Estado, mas teve contato com pessoas que viajaram para os municípios de Alto Alegre, Bonfim e Pacaraima.

“Como nós sabemos, o sarampo é uma doença altamente infecciosa que se espalha com muita rapidez. Por isso, todas as estratégias são rapidamente tomadas para que possamos deter a cadeia de transmissão “, afirmou.

Ainda segundo a coordenadora da CGVS, a criança não apresenta sinais graves da doença e está sendo monitorada por uma equipe de Estratégia Saúde da Família de Boa Vista. A busca ativa de pessoas que tiveram contato com o paciente, bem como a comunicação aos municípios que o mesmo teve passagem, também estão em curso.

“Reuniões com equipe técnicas, bloqueios e identificação de casos e contatos já foram feitos, e nós estamos emitindo esse alerta para que todos os municípios monitorem e fiquem atentos a possíveis sinais e sintomas que possam identificar novos casos de sarampo no nosso Estado”, completou.

O alerta já foi enviado também para o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Nacional e Organização Pan-Americana da Saúde.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Ascom Sesau