I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Capacitacao_sobre_Controle_e_Vigilancia_do_sarampo_e_rubeola_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__1_.jpeg

A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) iniciou nesta quarta-feira, 30, a capacitação sobre ações de controle e vigilância do sarampo e rubéola nos municípios do estado.

Para esta primeira etapa, estão sendo contemplados os profissionais que atuam em Boa Vista. A atividade vai ocorrer até esta quinta-feira, 1º de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório da CGVS, que fica no bairro São Francisco.

A técnica do Núcleo Estadual de Controle das Doenças Exantemáticas, Daiane Rodrigues, afirmou que o objetivo da ação é auxiliar os municípios no planejamento das campanhas de imunização, resultando na melhora das coberturas vacinais e reduzindo o risco de reintrodução dessas doenças no estado, através de ações de identificação e controle dos casos suspeitos.

“Vamos melhorar o desenvolvimento das ações de vigilância do sarampo e da rubéola nos 15 municípios do estado. O intuito é saber identificar um caso suspeito e agir de forma rápida”, declarou.

No caso do sarampo, a atividade é de extrema relevância, uma vez que há a necessidade de entender a sua forma de contágio e perigosa letalidade. Só em 2018, por exemplo, o Estado contabilizou 367 casos confirmados da doença, dentre eles,180 confirmados em Boa Vista.

A técnica da DVE (Divisão de Vigilância Epidemiológica) Roberta Calandrini é uma das palestrantes da capacitação. Ela explicou que a temática da ação deve fortalecer a capacidade de resposta da vigilância em saúde frente a casos suspeitos de ambas as doenças.

Capacitacao_sobre_Controle_e_Vigilancia_do_sarampo_e_rubeola_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__2_.jpeg

“Temos que desenvolver ações para fortalecer a capacidade técnica dos municípios em fazer o diagnóstico precoce e executar ações de controle para conter um surto caso ocorra”, disse.

Além dos profissionais da rede de saúde, a atividade conta ainda com a participação dos agentes que atuam na assistência e vigilância epidemiológica. O representante técnico da Coordenação Municipal de Imunizações de Boa Vista, Romildo Azevedo, disse que a meta agora é receber de volta a certificação de eliminação do sarampo no estado.

“Em 2019 tivemos um caso confirmado em Roraima, mas com o empenho de todos os profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, conseguimos controlar isso. E agora é importante identificar a questão do sarampo em tempo oportuno e já desencadear uma vigilância e um controle”, salientou.

PRÓXIMA AÇÃO

A próxima capacitação da CGVS será realizada para os profissionais da rede de saúde do município de Cantá, nos dias 6 e 8 de dezembro. Os demais municípios contemplados no mês de fevereiro de 2023.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

30 de novembro de 2022