I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Atuacao_da_Fonoaudiologia_no_CER_II_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__2_.jpeg

Nessa sexta-feira, 9, foi celebrado o Dia do Fonoaudiólogo. A data foi instituída pela lei nº 6.965/1981, tendo como finalidade reconhecer a importância do trabalho desse profissional para os serviços de saúde.

Em Roraima, o CER II (Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual) se destaca como uma das unidades da rede pública estadual que mais realiza trabalhos de reabilitação de funções ligadas à fala.

Por mês, a unidade realiza 3.667 atendimentos a pessoas com problemas neurológicos que se encontram em processo de recuperação. Tais condições de saúde incluem a síndrome de Down, o espectro autista, a microcefalia, pacientes acometidos por AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou que tenham sofrido algum tipo de traumatismo craniano.

Atuacao_da_Fonoaudiologia_no_CER_II_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__1_.jpeg

“Trabalhar no Centro de Reabilitação é vivenciar superações todos os dias. Como, por exemplo, um paciente que ficou quase um ano sem se alimentar pela boca e falar, e depois voltou a comer e a se comunicar”, destacou a fonoaudióloga Andreia Carneiro.

A especialista explica que a fono trabalha em uma série de situações, dentre elas o aperfeiçoamento da audição periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas orofacial, cervical e de deglutição.

“A fono não se resume somente à fala, mas ela também atua na questão neurológica. Esse tipo de trauma não mexe só com a vida do paciente, mas também com a de toda família. Ver o êxito de garantir a evolução do paciente e ver a satisfação dessa família é muito gratificante”, completou.

Em abril de 2020, Wilson Amorim, de 64 anos, teve um AVC isquêmico, problema que acabou ocasionando o comprometimento da movimentação do lado direito do corpo paralisado e a fala. Desde então, ele vem passando por acompanhamento no CER II, que tem garantido um tratamento positivo para o paciente.

“[Desde o acontecimento] nós temos buscado o acompanhamento com fonoaudiólogo e com o fisioterapeuta aqui na rede, e tem sido proveitoso porque ele tem melhorado muito na questão da fala. No início, nós não conseguíamos nos comunicar com ele, e hoje é bem melhor”, comentou o filho, Higor de Andrade.

O CER II funciona dentro da estrutura do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, que está localizado na Avenida São Sebastião, 1195, bairro Santa Tereza. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 13h às 19h

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom Sesau

10 de dezembro de 2022