I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Convocacao_de_Doadores_de_Sangue_no_Hemoraima_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__2_.jpeg

Com a chegada das festividades de fim de ano e o aumento expressivo de acidentes de trânsito no Estado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) volta a reforçar a importância do comparecimento de doadores de sangue.

“Neste final de ano é fundamental que as pessoas se sensibilizem e venham ao Hemoraima para fazer a sua doação. Nós estamos em período de festas, feriados, pessoas viajando, mas quem fica corre o risco de precisar de sangue. Por isso, precisamos estar com o nosso estoque abastecido”, ressaltou a enfermeira do setor de captação do Hemoraima, Liliana Bezerra.

Conforme Liliana, a unidade é a única em todo o Estado a fazer a captação de sangue que atende às demandas da rede hospitalar pública e privada. Devido a esse intenso fluxo, é necessário estar com o quantitativo de bolsas de sangue em ordem.

Convocacao_de_Doadores_de_Sangue_no_Hemoraima_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__1_.jpeg

“Quem tem de 16 até 60 anos pode doar. No caso de ser menor de idade, deve vir com um acompanhante legal. O Hemocentro funciona das 7h30 às 11h30h e de 13h30 às 17h30. Quem for doar pela primeira vez deve vir dentro do horário, porque precisamos dar uma atenção mais especifica”, frisou.

Antes da doação, o voluntário é submetido a uma entrevista. Caso se encaixe nos critérios da unidade, os profissionais o direcionam para triagem e coleta do material, que dura no máximo dez minutos.

O pastor evangélico Cleiton Nunes, 38, se sensibilizou com a história de um membro de sua igreja que precisava de sangue para a filha. Essa é a segunda vez que ele ajuda a salvar uma vida por meio do Hemoraima.

“Ela compartilhou isso comigo e me interessei em vir aqui fazer essa doação, ainda mais nessa época que temos visto muitos acidentes acontecendo. Por isso é importante deixar o estoque sempre abastecido, para que possamos atender a população. Desejamos que não ocorra a falta [de sangue] nem acidentes, mas é bom se precaver. Por isso resolvi fazer parte dessa ação”, explicou.

O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Joselinda Lotas

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

12 de dezembro de 2022