I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

 

3

Como forma de garantir maior volume de estoque para este final de ano, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) vai abrir as portas neste sábado, 17, para receber doadores voluntários que fazem parte do Moto Clube Insano.

“Neste sábado [17], o Hemocentro vai estar de portas abertas das 7h30 até às 11h, para seguirmos atendendo as pessoas que estão vindo doar sangue. É um ato de amor em que uma pessoa pode salvar até quatro vidas”, informou a assistente social do setor de captação, Hellen Bessa, que explicou ainda que atualmente, todas as tipagens sanguíneas necessitam de reforço no Estado.

1

“Quem estiver interessado em doar pela primeira vez precisa ficar atento a algumas recomendações importantes, como ter entre 16 e 59 anos. Mas caso a pessoa tenha um histórico de doação, pode vir até os 69 anos. Os menores de 18 anos precisam estar com o responsável legal”, ressaltou Hellen.

Ela explicou ainda que o interessado também precisará passar por uma triagem mais minuciosa, onde outros critérios de impedimento podem ser identificados dentro desse processo, como o fato de a pessoa apresentar diabetes.

“Alguns critérios compreendem a pessoa estar bem saudável e não pode estar apresentando sintomas gripais. A pessoa deve estar bem alimentada com o mínimo possível de gordura. Então, orientamos que dê prioridade para um mingau de aveia, algumas frutas e um suco”, reforçou.

O atendente de uma loja de eletrônicos Franklin de Souza, 28, decidiu ir ao Hemoraima após ouvir o chamado da unidade. Segundo ele, a última vez que doou sangue foi há dez anos.

“Vemos muito no noticiário que sempre tem pessoas precisando de doação, e esse é um gesto simples e pode estar ajudando. Eu vim aqui fazer essa doação para estar contribuindo com essa causa que é muito nobre”, disse.

2

O horário de funcionamento do Hemoraima é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Na recepção, é preciso apresentar a identificação oficial física (Identidade, habilitação ou carteira de trabalho).

A unidade fica localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau