7

A luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças zika vírus, dengue e chikungunya, não pode parar. Por isso, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), realizou uma parceria com a prefeitura de Rorainópolis, e promoveu na manhã deste sábado, 17, uma blitz educativa para alertar a população.

“Essa ação demonstra a união entre todas as instituições envolvidas em promover a saúde em nosso Estado. O Governo apoia as ações dos municípios e participa diretamente para fortalecer importância da limpeza dos lares e evitarmos essas doenças em Roraima”, explicou a secretária da Saúde, Cecília Lorenzon.

O ato de sensibilização foi realizado por servidores do NCFAD (Núcleo Estadual de Controle da Febre Amarela e Dengue) e agentes de combate a endemias do município de Rorainópolis. Eles utilizaram panfletos informativos para chamar a atenção dos condutores e pedestres quanto à necessidade de vistoriar os quintais de casa e eliminar os criadouros.

8

“Essa ação desenvolve um trabalho de educação e saúde. É um alerta para a população sobre os perigos que o mosquito pode causar”, afirma o coordenador de Vigilância em Saúde de Rorainópolis, Clayson Oliveira.

O levantamento considera alto risco para transmissão das arboviroses quando o município obtém índice igual ou superior a 4,0% de infestação do Aedes aegypti. Já o município de Rorainópolis obteve (3,7%).

9

“Rorainópolis é um município que conseguiu reduzir muito a incidência de casos de dengue, e também o número de criadouros. Nos primeiros LIRAa [Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti], eles estavam bem acima do esperado, e hoje conseguiram reduzir quase no ideal, por meio da execução de várias ações”, completou a Coordenadora da Vigilância Estadual, Valdirene Oliveira.

Segundo o morador de Rorainópolis, Carlos César Souza, 52, essas ações são importantes para conscientizar quem vive na região. “A equipe está de parabéns por essa ação. A dengue é uma doença que mata, e precisamos nos conscientizar”, disse.

APOIO AOS MUNICÍPIOS

Ao longo do ano, a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) elaborou e implementou rotinas de eliminação de criadouros, ofertou capacitações e treinamentos aos municípios, além de visitas técnicas de acompanhamento de atividades de controle dos vetores em todo o Estado.

JORNALISTA: Joselinda Lotas
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau