I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

13

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), tem realizado atendimentos de qualidade para toda a população. Graças à implantação do serviço de telediagnóstico, o Estado pôde realizar 8.183 exames em 2022.

O telediagnóstico é uma oferta nacional que visa ampliar o serviço de diagnóstico e exames realizados a distância. É uma operação articulada entre a coordenação do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes do MS (Ministério da Saúde), o NET-RR (Núcleo Estadual de Telessaúde de Roraima) e as UBS (Unidades Básicas de Saúde) dos municípios.

De acordo com a coordenadora do NET-RR, Marcele Castro, a telessaúde chegou ao estado em 2018, através do projeto Assistência Médica Especializada na Região Norte do Brasil. O atendimento é realizado com especialistas da instituição Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, médico geral local e paciente.

“Quando falamos de alcance de resolução de problemas na saúde, é impossível não citar a tecnologia, que nos traz grandes possibilidades. Neste caso, temos o Telessaúde, que atualmente oferta à população roraimense o atendimento via telemedicina e telediagnóstico”, completou.

Atualmente, os municípios que realizam o telediagnóstico são Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Caroebe, Mucajaí, Normandia e Uiramutã. Os demais estão em fase de acertos para adesão.

14

TELEMEDICINA

Também em 2022 foram contabilizadas 1.144 consultas com as especialidades, através do serviço de telemedicina. Deste total, 201 foram na área de endocrinologia adulta, 164 de neurologia pediátrica, 178 de neurologia adulta, 29 de pneumologia clínica adulta, 254 de cardiologia, 257 de psiquiatria e 61 de reumatologia (61).

As unidades que oferecem esse tipo de atendimento são as seguintes:

Alto Alegre – Centro de Saúde João Mariano Costa

Boa Vista – UBS do bairro Pricumã

Bonfim – Centro de Saúde Cristino José da Silva

Cantá – UBS Sebastião Rodrigues da Silva

Caroebe – UBS Vereador Antônio Lima da Costa

Mucajaí – UBS Vincenzo Di Manso

Rorainópolis – Centro de Saúde Dra. Maria Yandara

São João da Baliza – UBS João Maia da Silva

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau