I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Partos_na_Maternidade_em_2022_Ascom_Sesau.jpeg

Principal referência no atendimento de gestantes e recém-nascidos no Estado, o HMI (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth) deve encerrar 2022 com número de partos próximo dos números do ano anterior.

De acordo com dados do SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatístico), de 1º de janeiro até 21 de dezembro de 2022, foram registrados 9.625 partos, sendo 6.310 partos normais e 3.315 procedimentos cesáreos.

“Isso se deve ao fato do nosso hospital ser referência tanto na parte obstetrícia na gestação quanto no tratamento de recém-nascidos”, afirmou o coordenador da ginecologia obstetrícia do HMI, Ruben Murillo Elorrieta.

Para conseguir acolher todas as gestantes que procuram por atendimento na unidade, a internação de pacientes possui alguns critérios clínicos, como o caso de a gestante estar em trabalho de parto ou com uma comorbidade que demande tratamento clínico.

Em outros casos, elas também são atendidas e recebem as devidas orientações, além de serem referenciadas para o atendimento ambulatorial.

ASSISTÊNCIA

O Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth também realiza os primeiros exames necessários dos bebês, como o teste do pezinho, do olhinho, da orelhinha e do coração, que podem ser feitos antes do recém-nascido receber alta.

De 1º de janeiro a 19 de dezembro deste ano, foram realizados na unidade 5.145 exames do teste do pezinho, 7.970 testes da orelhinha e 5.772 testes do olhinho.

Além disso, as mães também recebem orientações sobre a importância do aleitamento materno e cuidados no pós-parto, bem como a vigilância sobre a hemorragia pós-parto, que é uma das principais causas de mortalidade materna.

A atendente Nayanne Lima, 22, teve seu primeiro filho na última quinta-feira, 15. Ela teve que passar pelo parto cesáreo, em decorrência de um cisto no ovário.

“As orientações que tive na maternidade por parte dos médicos e enfermeiros sobre os primeiros cuidados com o bebê foram de grande importância, principalmente para mães de primeira viagem como eu”, comentou.

REFORÇANDO VÍNCULOS

Por meio do programa “Enquanto o Bebê não Chega”, o Governo de Roraima permite que mães em seu terceiro trimestre de gestação possam fazer um tour pela maternidade, proporcionando maior segurança na preparação para o parto do bebê.

As visitas antecipadas ocorrem desde 2012, porém, tiveram de ser suspensas durante a pandemia de covid-19, sendo retomadas em junho deste ano.

As interessadas em fazer a tour pela unidade podem procurar a Direção de Ensino e Pesquisa da Maternidade, local onde será feito o cadastro e o agendamento da data de visita.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau