I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

UTI_Neurologica_da_Maternidade_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__1_.jpeg

Em funcionamento no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal tem feito a diferença na vida de muitos recém-nascidos, sendo a primeira UTI neurológica de Roraima.

Desde a implantação, em setembro deste ano, a unidade recebeu 13 recém-nascidos prematuros. O setor dispõe de monitoramento 24h por profissionais da própria Maternidade e pediatras do estado de São Paulo.

UTI_Neurologica_da_Maternidade_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__3_.jpeg

“Eles são monitorizados 24h por um eletroencefalograma e por meio desse aparelho podemos ter uma melhor neuroproteção desses pacientes e detectando de forma precoce alguma atividade epilética”, afirmou o pediatra Neonatologista, Rafael Freitas.

Ao todo, a UTI Neurológica possui um leito que é inteiramente voltado para o tratamento de asfixia perinatal, onde a equipe realiza exames clínicos, eletrográficos e de sangue que mostram o grau de oxigenação no cérebro do bebê, a fim de diminuir os riscos de complicações na saúde neurológica.

Entre os casos mais comuns estão a apneia e a anoxia neonatal, que é uma condição de privação ou diminuição de oxigênio no cérebro do bebê. E também casos de transtornos convulsivos silenciosos, onde não são perceptíveis os tremores.

Segundo o pediatra, a falta de um pré-natal adequado pode acarretar em um parto prematuro e difícil, sendo esses um dos motivos para internar o recém-nascido na UTI neurológica.

“Os pacientes que são selecionados [para passar pela UTI Neurológica] geralmente são prematuros. Muitas vezes as mães não fazem um pré-natal adequado ou então incompleto durante o processo de gestação, e no nascimento do bebê acabam por apresentar vários problemas, tendo um parto difícil que pode levar a anoxia”, ressaltou o pediatra.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau