vacinacaororainopolisimunizacao 00001
Ao todo o estado recebeu 5.850 doses da vacina Pfizer - Biontech, 9.800 doses
da Coronavac – Butantan e 3.450 doses da Janssen.

    Com a chegada de mais 19.100 vacinas, na tarde desta quinta-feira,24, o trabalho de imunização contra a covid-19 será acelerado ainda mais em Roraima. Rorainópolis por exemplo, receberá mais 2.000 vacinas nesta sexta-feira, para a realização de um mutirão no fim de semana.

    A localidade terá ao todo 5.300 doses para vacinar os moradores residentes acima dos 30 anos, no sábado e domingo. Ao todo o estado recebeu 5.850 doses da vacina Pfizer - Biontech, 9.800 doses da Coronavac – Butantan e 3.450 doses da Janssen.

    De acordo com a gerente do Nepni, Alice Dantas, a vacina do laboratório Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é a mais esperada em todas as regiões do Brasil, no entanto pela capacidade de operacionalização a vacina será utilizada na capital e depois, conforme orientação do MS será feita a utilização pelos demais municípios.

    “Nos preparamos para a chegada da vacina, sempre seguindo as orientações do Ministério da Saúde quanto à dosagem, repasse e armazenamento, e neste momento estamos realizando o levantamento do estoque da capital e a logística necessária para a distribuição”, explicou.

    Alice complementa que as vacinas reforçarão a imunização da população sem comorbidades na faixa etária de 18 a 59 anos, trabalhadores da educação, deficientes permanentes, gestantes e puérperas com comorbidades, profissionais do grupo de forças de segurança e forças armadas, dando segmento a imunização no Estado de Roraima.

    Para o designer e ilustrador, José Jones, 22 anos, que atua há quatro meses na área de educação a vacina significa esperança. Ele atua em uma Instituição de Ensino e está entre os mais de 9.000 trabalhadores da educação que já foram vacinados.

    “No mesmo momento em que descobri que eu poderia tomar a vacina contra a covid-19, eu logo busquei um dos postos de vacinação, pois esse é um direito garantido e eu não poderia deixar de me vacinar”, agradeceu.

    O servidor da educação, recebeu a primeira dose da vacina Pfizer no começo do mês de junho, e deve tomar a segunda dose daqui a três meses.

    “Salvar vidas é também uma responsabilidade coletiva, todas as vacinas são eficazes e devemos tomar qualquer vacina disponível, assim ajudamos a aumentar a cobertura vacinal, que é o mais importante neste momento” ressaltou.

    Até o momento Roraima já recebeu 307.090 doses, e já distribuiu 288. 071, ou seja, mais de 93% de distribuição do total recebido pelo MS. Já foram aplicadas 288.071 doses, sendo 139.466 primeira dose e 64.357 segunda dose.

ASCOM/SESAU
24.06.2021