vacinasmaisdosesjunho 0002
Os imunobiológicos, serão recebidos pelas equipes do Ministério da Saúde, CGVS (Coordenadoria
Geral de Vigilância em Saúde) e Polícia Federal, e levados para a sede do NEPNI

    O Governo Federal realizará na tarde desta quinta-feira, 23, o repasse de  mais um lote de vacinas para Roraima, a  remessa contém cerca de 15.600 doses, sendo 5.850 doses da vacina Pfizer - Biontech, e 9.800 doses da Coronavac.

    Os imunobiológicos, serão recebidos pelas equipes do Ministério da Saúde, CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) e Polícia Federal, e levados para a sede do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) para posterior repasse aos municípios.

    De acordo com o secretário Airton Cascavel, os imunobiológicos devem reforçar a Campanha de Imunização que em Roraima está sendo realizada a todo vapor. “Com a chegada das novas vacinas daremos continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, a nossa expectativa é que Roraima deve vacinar em média cerca de 3 mil pessoas todos os dias.”

    Roraima deve receber também o primeiro lote da vacina Janssen, a previsão é que os novos imunizantes devem chegar nesta sexta-feira, 24, segundo informações do Ministério da Saúde serão enviadas 3.450 doses. “Diferentemente das outras vacinas disponíveis contra a Covid-19, o imunizante da Janssen é aplicado com esquema de dose única, as outras três vacinas, como Pfizer/BionTech, CoronaVac do Instituto Butantan, AstraZeneca da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), precisam de duas doses para completar o esquema vacinal,” explicou o secretário.

    Segundo a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira, todas as recomendações feitas pelo Ministério da Saúde estão seguindo seguidas. “Seguimos todas as recomendações do Ministério da Saúde quanto à dosagem, armazenamento e público alvo, e assim que as doses chegarem servirão para a capital Boa Vista para imunização da população sem comorbidades, estamos mantendo contato com o CMI (Centro Municipal de Imunização) para qualquer dúvida que possa surgir,” esclareceu a coordenadora.

    Para o governador Antonio Denarium, a ampliação da vacinação para a população em geral é um vitória em meio a luta que enfrentada a mais de ano de pandemia. “Estamos perto de vencer a covid-19 e a vacinação da população é o principal caminho, Roraima recebeu até agora 307.090 vacinas e já foram distribuídas 286.206 doses, o que representa mais de 93% de distribuição do total recebido do Ministério da Saúde. Até agora, foram aplicadas 199.214 doses, 135.066 aplicações da primeira dose e 64.148da segunda.” Finalizou o Governador.

ASCOM/SESAU
24.06.2021