I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

crsmsaudedamulhersetembro 0003
A chegada do equipamento reforça o compromisso com saúde roraimense
e em especial os cuidados a população feminina.

    Os cuidados com a saúde da mulher devem começar desde cedo para prevenir o desenvolvimento de doenças e a atenção à mama para evitar lesões mamárias é fundamental.

    Com o objetivo de fortalecer o rastreamento do câncer de mama, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) está investindo na estrutura das Unidades que prestam atenção especializada, incluindo o CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin), que recebeu um mamógrafo digital e deve começar a ser utilizado nos próximos dias.

    Para o governador Antonio Denarium, a chegada do equipamento reforça o compromisso com saúde roraimense e em especial os cuidados a população feminina.

    “São conquistas da saúde que beneficiam diretamente as mulheres do nosso Estado, que precisam dessa atenção especial para garantir a prevenção de uma doença tão ameaçadora como o câncer de mama. O rastreamento e o tratamento continuarão a ser fortalecidos para garantir a segurança ideal que o público feminino precisa ter”, enfatizou.

    De acordo com o Secretário de Saúde Leocádio Vasconcelos, a implementação do mamógrafo deve ampliar o atendimento das demandas, uma vez que o CRSM atende pacientes, tanto da capital quanto do interior.

    “Pra fazer o manejo do equipamento, em um primeiro momento, vamos garantir ao Centro de Referência, um técnico em radiologia pela manhã e outro pela tarde, com capacidade para realizar uma média de 40 a 50 exames diários e posteriormente vamos avaliar a possibilidade de dobrarmos o número desses técnicos para que mais mulheres sejam atendidas”, esclareceu o secretário.

crsmsaudedamulhersetembro 0001

    De acordo com a diretora do CRSM, Marilia Pinto, nos últimos três anos mais de 8.130 guias médicas foram liberadas para o exame de mamografia e com a chegada do equipamento será possível reforçar ainda mais o trabalho desenvolvido atualmente.

    “É um mamógrafo digital com imagens de alta resolução, o que facilita identificar nódulos pequenos, profundos, muitas vezes não palpáveis e não identificáveis pelo exame de ultrassom da mama, por isso a mamografia é tão importante. Sabemos que podem existir muitos casos sem sinais, sintomas ou presença de nódulo na mama, e por isso é necessário o rastreamento, para o qual agora podemos contar com o mamógrafo novo”, ressaltou a diretora.

    Para a mastologista, Maria Cátia Rodrigues, que atua no CRSM, é fundamental que a mulher saiba sobre a importância de conhecer o próprio corpo e que se antecipe com relação às doenças que podem ocorrer nas mamas, mantendo os exames de rotina em dia, pois o diagnóstico precoce de possíveis lesões mamárias, e principalmente, do câncer de mama é importantíssimo para o sucesso do tratamento e alcance da cura.

    “A cura do câncer de mama é proporcional à época em que o tratamento é iniciado. O ideal seria que as lesões fossem sempre detectadas ao exame de rastreamento, ou seja, na mamografia de rotina, com paciente assintomática. Porém, infelizmente, algumas vezes, as mulheres descobrem pelo exame de mamografia, lesões maiores, facilmente palpáveis, simplesmente porque não costumam se observar. A sociedade de uma forma geral, e principalmente as mulheres, precisam lembrar que o câncer de mama é uma doença de mortalidade elevada, mas com chances muito altas de cura quando a doença é detectada precocemente”, reforçou.

    Entenda como é feito o rastreamento do câncer no Centro de Referência - O Centro de Referência da Saúde da Mulher é uma Unidade que presta serviço especializado à mulher e nesse sentido atende pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde e/ou unidades que integram a rede estadual.

    O CRSM também realiza consultas nas áreas de ginecologia/obstetrícia, endocrinologia, cardiologia, medicina fetal (malformações fetais), consultas da enfermagem obstétrica para a estratificação de risco, patologia do trato genital interior, além do serviço de planejamento familiar, ultrassonografias, exame de ecocardiografia fetal, entre outros.

    No CRSM, a paciente recebe a solicitação médica, para realizar o exame de mamografia em uma clínica credenciada ao SUS. Além disso, no Centro, a paciente tem acesso a consultas com mastologistas, com o objetivo de investigação, controle ou tratamento das doenças mamárias.

    Atualmente a Unidade conta com cinco mastologistas no quadro de profissionais, e realiza exames como ultrassonografia das mamas, mamografia, biópsias, punções e cirurgias para alguns casos. A mastologista Maria Cátia comemora os avanços no cuidado com as pacientes.

    “Para nós é uma conquista maravilhosa! É algo que há tempos estamos buscando para desafogar o fluxo do centro cirúrgico da Maternidade e quando a gente consegue realizar essas pequenas cirurgias no Centro de Referência conseguimos dar mais celeridade ao tratamento, garantindo mais satisfação pelo bom andamento do procedimento tanto para paciente quanto para nós da equipe”, finalizou a médica.

ASCOM/SESAU
16.09.2021