I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

treinamentonovomamografosesau 0001
O treinamento iniciou na terça-feira, 21, e segue até sexta-feira,24, de manhã e de tarde, com teoria e prática.

    A mamografia é o principal método de rastreamento do câncer de mama, doença que representa uma das maiores ameaças à saúde da mulher, por isso, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) está investindo forte na estrutura das Unidades Hospitalares que atuam nos cuidados da saúde da mulher.

    Essa semana profissionais do CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin) estão passando por uma capacitação para utilizar o mamógrafo digital adquirido pelo Governo para reforçar o rastreamento do câncer de mama em Roraima. O treinamento iniciou na terça-feira, 21, e segue até sexta-feira,24, de manhã e de tarde, com teoria e prática.

    De acordo com a diretora do CRSM, Marilia Pinto, é fundamental o treinamento essa semana para que a equipe fique pronta para a utilização do equipamento, pois conhecer o aparelho de mamografia e seus componentes é um requisito básico para oferecer um importante exame de diagnóstico.

    "Através de uma técnica especialista que veio diretamente de Minas Gerais, foi iniciado o treinamento com a nossa técnica de radiologia e ao longo da semana, os médicos mastologistas também devem passar por treinamento, tirando as dúvidas, conhecendo as especificidades desse aparelho, para que na próxima semana os exames já sejam realizados a todo vapor”, esclareceu a diretora.

    A capacitação está sendo oferecida para todos os médicos mastologistas e técnicos radiologistas da Unidade, no período da manhã e tarde, ao todo serão capacitados 5 profissionais que ao longo da semana irão trabalhar a parte teórica e prática da mamografia no novo aparelho.

treinamentonovomamografosesau 0002

    Para a técnica em radiologia do CRSM, Silmara Nascimento, que deve acompanhar todos os exames no novo mamógrafo, a expectativa é que os diagnósticos sejam mais precisos e que o número de atendimentos seja ampliado.

    “O técnico em radiologia participa da conscientização do paciente junto ao médico mastologista, acolhendo e explicando claramente todos os procedimentos e posicionamentos que serão realizados, em aparelhos mais tecnológicos esse treinamento tem que ser realizado com todas as orientações corretas”, destacou a técnica.

    O mamógrafo digital é equipamento que possui alta tecnologia, realiza um exame mais sensível, aumentando a capacidade de visualização de alterações. E de acordo com a Luana Durães, técnica da empresa responsável pela instalação do aparelho, o treinamento garante que o exame seja confiável tanto para as pacientes quanto para o profissional, e assim uma mamografia executada por profissionais habilitados, expõe o paciente a menos riscos.

    “O mamógrafo digital garante imagens em alta resolução, o que facilita identificar nódulos pequenos, profundos, muitas vezes não palpáveis e não identificáveis pelo exame de ultrassom da mama, essa semana, além de evitar radiografias tremidas, vamos ensinar os profissionais a melhorar o contraste e a nitidez da imagem, evitando assim a formação de resultados incoerentes”, concluiu a especialista.

    Segundo a diretora do CRSM, Marilia Pinto, a expectativa é que após o treinamento, a partir da semana que seja finalizada a fase de adaptação entre a equipe para o início dos agendamentos, e reforça que todas as pacientes atendidas sejam referenciadas por outras Unidades.

    “A paciente precisa iniciar o atendimento na Unidade Básica de Saúde, se for constatada alguma lesão ela será encaminhada para o CPCOM (Centro de Prevenção de Câncer), onde será realizado um atendimento especializado e naqueles casos em que for identificado uma lesão de alto risco potencialmente maligna na paciente, ela é direcionada ao Centro de Referência, onde pode realizar a mamografia, biópsia e entre outros procedimentos de média complexidade”, finalizou.

ASCOM/SESAU
22.09.2021