I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

hemoraimaacaosolidariapm 00001
Quem também entende o que é se colocar no lugar do outro é o Rodrigo Melo. Com apenas 23 anos, ele
viu na ação a oportunidade perfeita para realizar a primeira doação e ajudar a salvar vidas.

    A semana está encerrando com mais solidariedade no Hemocentro de Roraima. Cerca de 40 membros da Segunda Turma de Policiais Penais se mobilizaram durante a manhã e tarde desta sexta-feira,24, para doar sangue e reforçar o estoque da Unidade, que precisa estar com o estoque constantemente abastecido.

    Dentro os voluntários está Bruno Falcão, que aos 32 anos realizou a primeira doação de sangue. Segundo ele, imaginar a quantidade de pacientes que precisam de uma transfusão todos os dias foi um dos motivos para não deixar de comparecer ao Hemoraima.

    “Muitas vezes a gente não tem noção do quanto as pessoas estão precisando uma bolsa de sangue, e eu sei que hoje em dia a necessidade é constante e com isso é necessário que um maior número de pessoas se conscientize sobre a necessidade de vir ao Hemocentro ajudar quem mais precisa”, disse.

    Quem também entende o que é se colocar no lugar do outro é o Rodrigo Melo. Com apenas 23 anos, ele viu na ação a oportunidade perfeita para realizar a primeira doação e ajudar a salvar vidas.

    “Eu já conheci algumas pessoas que se acidentaram e precisaram dessa disponibilidade do sangue e isso elevou a minha compaixão. Eu me coloquei no lugar dessas pessoas e decidi que sempre que eu puder eu preciso fazer o possível para salvar o próximo”, ressaltou.

hemoraimaacaosolidariapm 00003

    A organizadora da ação, Gislayne Silva, de 32 anos, não nega o gosto que tem por salvar até quatro vidas por meio de uma única doação, e revela que o espírito de solidário já existe há mais de 10 anos.

    “Eu fiz minha primeira doação há pouco mais de 10 anos, mas tive que parar por conta de uma medicação que passei a tomar. Hoje em dia eu não tomo mais, e como a Segunda Turma está sempre em busca de promover ações que tragam benefícios sociais eu vi a oportunidade ideal para voltar a exercer esse bem e também o dever de incentivar e apoiar as pessoas a fazerem a doação de sangue”, disse.

    E as forças de segurança têm um histórico fiel de doações ao Hemoraima. É que a Segunda turma havia realizada outra mobilização solidária no mês de julho desse ano. A ação contou com cerca de 30 doações.

hemoraimaacaosolidariapm 00002

    “A união realmente faz a força e traz benefícios para muita gente, ver as pessoas trabalhando em conjunto na doação de sangue em prol de uma vida que depende de uma bolsa de sangue, nos enche de orgulho e esperança. É preciso apoiar cada vez mais a participação que o Hemocentro de Roraima, está tendo na construção dos valores sociais e na manutenção da vida”, frisou o governador Antonio Denarium.

    Setembro é mês de conscientização sobre a doação de medula óssea - O tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas depende da doação de medula óssea, e o Hemoraima também realiza o cadastro de doadores.

    De acordo com a gerente do núcleo de captação do Hemoraima, Juliane Uchoa, voluntários podem comparecer a Unidade para preencher formulário e permitir a coleta de uma pequena mostra de sangue, para realização do cadastro.

    “O doador precisa ter entre 18 e 35 anos de idade, estar com a saúde boa e não ter nenhum tipo de doença infecciosa e hematológica. Com 5 ml de sangue a pessoa já realiza o cadastro”, ressaltou.

    A organizadora Gislayne Silva, que é uma das pessoas que se enquadram nos critérios, também sente que se tornou sua obrigação realizar o cadastro para se tornar doadora de medula após ter por perder uma amiga para o câncer nas células sanguíneas.

    “Ela faleceu este ano vítima da leucemia, de forma muito agressiva. Fizemos campanha junto a família e amigos para a doação de medula, mas ela infelizmente não resistiu. Diariamente eu vejo nas redes sociais, também, crianças sofrendo com essa doença e que podem ser salvas pela doação, e isso me motivou muito a fazer o cadastro hoje”, complementou.

    Vale lembrar que o Hemoraima atende de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h. A Unidade está localizada na av. Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima.

ASCOM/SESAU
24.09.2021