I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

planificasussetembro 0002
O Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin é a Unidade Ambulatorial
Especializada escolhida na rede estadual para a execução das atividades.

    Com o reforço no trabalho de enfrentamento da covid-19 em Roraima, que tem resultado em avanços significativos nos últimos meses, como a redução do número de pessoas internadas nos hospitais, o aumento no número de altas médicas e de pessoas vacinadas contra a doença, algumas atividades estão sendo retomadas de forma gradativa, entre elas, o PlanificaSUS, um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com estados brasileiros, incluindo Roraima.

    Aqui no Estado, o Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin é a Unidade Ambulatorial Especializada escolhida na rede estadual para a execução das atividades junto às Unidades da Rede de Atenção Primária, da capital e interior, escolhidas para receber o Projeto.

planificasussetembro 0003

    O grande objetivo do PlanificaSUS é capacitar as equipes de saúde de estados brasileiros e municípios para que organizarem o acesso aos serviços de saúde de forma integrada entre a rede de atenção especializada e a rede de atenção primária. Para isso, são identificados os serviços disponibilizados e os ajustes necessários nos processos de trabalho, para que todos os envolvidos participem da elaboração de um plano de trabalho, que é monitorando de forma contínua, por meio de encontros para apresentação e avaliação das metas alcançadas, garantindo que a assistência seja prestada de forma organizada, integrada e com eficácia.  

    “Roraima está nessa empreitada junto com outros 19 estados brasileiros, e nos sentimos honrados de ter aderido a essa metodologia de planificação da saúde, e seguimos forte na missão de buscar inovações e mudanças na forma de acolhimento e atenção à saúde da nossa população. O nosso objetivo é trabalhar para melhorar a cara da saúde de Roraima e vimos nesse Projeto mais uma ferramenta importante para alcançar essa mudança que a nossa gente tanto precisa”, esclareceu o governador Antonio Denarium.

    O PlanficaSUS  foi iniciado em julho de 2019, mas em virtude da pandemia sofreu uma suspensão no ano passado e em 2021, foi retomado oficialmente nessa terça-feira, 28, durante Workshop na sede da Universidade Estadual de Roraima, onde participaram representantes dos municípios das Unidades de Atenção Básica de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Mucajaí, Normandia e Uiramutã, Centro de Referência da Saúde da Mulher, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde), Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde), Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde e Hospital Israelita Albert Einstein, que é a instituição executora do projeto nos estados e municípios.

planificasussetembro 0005

    “Sem dúvidas é um programa muito relevante que prioriza o aperfeiçoamento de todos os profissionais da saúde que atuam no atendimento da população, especialmente aquele que atende na ponta, e o CRSM por exemplo que realiza uma trabalho fundamental terá o reforço do PlanificaSUS. Além disso precisamos fortalecer a parceria com os municípios e por meio desse projeto vamos aproximar ainda mais as nossas relações e quem ganhará com isso é a população”, acrescentou o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos.

    Na primeira fase o Planifica SUS trouxe a possibilidade de mapear os serviços realizados e o número de pessoas alcançadas, onde foram identificados os municípios e como eles atuavam.

    “Nessa segunda fase o Projeto terá como meta é ofertar um cuidado mais eficiente para as nossas pacientes, por meio do contato mais próximo sabendo exatamente a nova realidade pós pandemia e o que será preciso para manter o ritmo iniciado lá trás, para que os desafios possam ser vencidos", disse Namis Levino, Coordenador do PlanificaSUS em Roraima.

planificasussetembro 0001

    Unidades falam sobre as experiências positivas proporcionadas pelo PlanificaSUS – Durante o evento de retomada das atividades, as Unidades escolhidas em Roraima trocaram experiência sobre a primeira fase do Projeto no Estado.

    Para Valquíria Waismann, tutora do Projeto na Unidade Centro de Saúde Cristino José da Silva, no município de Bonfim, que teve cerca de 98 profissionais envolvidos, o Planifica é de fazer os olhos brilharem.

    "Tivemos como desafio maior envolver a equipe dentro do processo de acolhimento e despertar esse olhar e percepção foi muito desafiador. Mas conseguimos nos encontrar e ver de forma conjunta pontos positivos para beneficiar melhor a população e realizar o serviço de forma mais eficaz" disse.

    De acordo com Edilberto Furtado Nobre, tutor da Unidade em Boa Vista, em julho de 2019 quando começou o Planifica foi possível ter uma experiência sensacional com a avaliação das rotinas do processo interno de trabalho.

    “No início não tínhamos nenhuma estratificação de risco e em fevereiro depois do Planifica, havíamos estratificado 50% das famílias em três níveis de risco e esse dado nos deu subsídio para estabelecer as estratégias de atenção e com isso conseguimos racionar e otimizar as ações e com isso conseguimos atender as famílias que mais precisavam de atenção, e isso foi muito positivo", disse.

    De acordo com a diretora do CRSM, Marilia Pinto, o Planifica SUS trouxe uma proposta de trabalho que visa o alcance maior da sociedade por meio do trabalho integrado entre estado e municípios.

    "A primeira fase foi muito produtiva e sinto que podemos avançar mais e como os municípios são os grandes norteadores desse projeto, são eles que definem os territórios de saúde e fazem o cadastro e estratificação de risco, seja nas áreas social, ambiental econômica ou cultural, ou seja, é na atenção primária que é definida a necessidade e o suporte necessário, por isso quero pedir o apoio dos municípios para que as mulheres tenham acesso aos serviços e a atenção especializada tenha conhecimento de todas as informações importantes para definir os recursos e as metas a serem alcançadas", finalizou a diretora.

ASCOM/SESAU
28.09.2021