novopresidentedoconselhoestadualsaude 0001
a primeira forma de escolha democrática e a nova eleição atende a Lei Estadual 1.438/20.

Essa semana o Estado de Roraima registra um novo momento no trabalho de acompanhamento e fiscalização das medidas colocadas em prática na área de saúde na capital e no interior. O Conselho Estadual de Saúde de Roraima que faz esse monitoramento, avaliação e fiscalização possui nova Mesa Diretora, eleita pelo voto direto, nessa terça-feira, 28.

A eleição ocorreu no Centro de Ciências da Saúde, na sede da Universidade Federal de Roraima, e marca a primeira forma de escolha democrática e a nova eleição atende a Lei Estadual 1.438/20, e que anterior a isso o Secretário de Estado é quem ocupava o cargo de Presidente, de acordo com a Lei Estadual 17/92.

O CES é responsável por formular prioridades da política do Sistema Único de Saúde - SUS em conjunto com a gestão. Ao todo o Colegiado Pleno é composto por 24 Conselheiros Titulares e 24 Conselheiros Suplentes, representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores da saúde e gestores.

A Coordenadora do Conselho Estadual de Saúde, Adrianne Regina Monteiro da Silva, explica que o fato de o presidente eleito não ser o secretário de saúde, como ocorria anteriormente, torna o processo de acompanhamento mais imparcial.

“Apenas Roraima ainda tinha como Presidente do Conselho o próprio Secretário de Saúde. Essa situação era um tanto contraditória, pois confundia as funções de Secretário de Saúde e de Presidente do CES, e isso prejudicava o trabalho do Conselho, que é de Controle Social”, explicou a Coordenadora.

Para o Governador Antonio Denarium, a renovação nas eleições significa mais transparência nas decisões da saúde, uma vez que o Conselho Estadual de Saúde de Roraima é um órgão colegiado, de decisão superior, de caráter permanente e de fiscalização.

"Esse momento é um marco que atende às exigências da resolução do Conselho Nacional, e hoje podemos ter um conselho de saúde ainda mais democrático, acima de qualquer ação partidária e política", destacou o governador.

A chapa vencedora terá mandato de dois anos e foi eleita com 20 votos válidos, e tem como novo presidente, o engenheiro e empresário Ricardo Herculano Bulhões Mattos, que atuava também como presidente do Conselho Municipal de Saúde da capital.

"É um marco histórico para o Conselho Estadual de Saúde, todos nós que trabalhamos com controle social estamos com orgulho desse momento, agradeço aos conselheiros, a comissão eleitoral, a todos que acreditaram na chapa Juntos pelo SUS”, agradeceu.

Para o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, a mudança é positiva já que garante dedicação e suporte maior nas atividades do Conselho.

“O ato democrático de escolha de Presidente está descrito na Lei Estadual e a iniciativa de cumprir o que consta na norma maior é bastante salutar, pois com isso o Conselho terá condições ainda melhores de atuar com força, clareza e maior autonomia”, finalizou o secretário.

29.09.2021