I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

doacaodeorgaoscaptacaodeorgaos 00003
A ação faz parte da série de aprimoramentos e ensinos que a Sesau está promovendo nas Unidades de
Saúde ao longo da semana de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

    Para encerrar o mês de sensibilização sobre a importância da doação de órgãos com chave de ouro, a Sesau (Secretaria de Saúde) por meio da Central Estadual de Transplantes realizou nesta quinta-feira, 30, o “Curso de Formação de Profissionais na Determinação de Morte Encefálica”, termo que se refere a perda total e irreversível de todo o cérebro. 

    Com o apoio do Conselho Regional de Medicina - Roraima a capacitação levou mais conhecimento clínico para dez médicos da Rede Estadual de Saúde. A ação faz parte da série de aprimoramentos e ensinos que a Sesau está promovendo nas Unidades de Saúde ao longo da semana de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

    De acordo com o coordenador clínico do Pronto Socorro Francisco Elesbão, Alexandre Feitosa, um dos participantes do curso, com os novos conhecimentos vai ser possível definir com mais propriedade e segurança, a conclusão do diagnóstico de óbito de pacientes, promovendo mais humanização no acolhimento da família do possível doador de órgãos.

    “Graças a esse curso será possível aumentar a quantidade de profissionais médicos capacitados para realizar com segurança o protocolo de morte encefálica e com isso a gente vai conseguir aumentar a efetividade dos diagnósticos, garantindo mais tranquilidade no contato com os familiares, uma vez que eles não precisarão ficar à espera de um diagnóstico tardio”, ressaltou.

    O médico plantonista da UTI do Grande Trauma, Yago Magrini, que está constantemente a frente no cuidado de casos clínicos, destaca o aprendizado no curso como fundamental para distinguir as suspeitas morte encefálica.

    “É mais um amparo científico que nós temos agora para realizar o nosso trabalho com mais firmeza. Acredito que seja um benefício essencial para a população poder contar com médicos na Rede Pública com essa qualificação, pois agora somos profissionais habilitados nessa parte dos diagnósticos e estamos preparados para oferecer um atendimento com mais qualidade”, destacou.


    Para o Governador Antonio Denarium, oferecer maior conhecimento para os médicos em suas condutas nos diagnósticos é importante pela valorização do trabalho exercido pelos profissionais e garantir mais confiança para os usuários da Rede Estadual.

    “Precisamos que o médico entenda não só as dores do paciente como também do familiar que o acompanha até o Hospital, e se podemos reforçar isso por meio do conhecimento vamos então vamos continuar investindo na qualificação e no treinamento, para que esse diagnostico possa acontecer nos nossos serviços de alta complexidade da forma mais eficiente”, disse.

doacaodeorgaoscaptacaodeorgaos 00002

    Curso deve aprimorar processo de captação de órgãos em Roraima - Segundo o coordenador da Central Estadual de Transplantes, Douglas Henrique Teixeira, que ministrou parte do curso, um dos objetivos da capacitação é justamente humanizar ainda mais o atendimento médico.

    “A rapidez e determinação que os nossos profissionais vão ter com os ensinamentos do curso durante realização dos diagnósticos de morte encefálica, vai proporcionar mais chances de uma doação de órgãos bem sucedida, uma vez que vão agir com maior determinação e autonomia na conclusão do diagnóstico, garantindo que o processo de captação dos órgãos do doador tenha a rapidez necessária”, frisou.

    O secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, não deixa de ressaltar a importância do diálogo entre o doador e os familiares, que também contribuem para a efetividade do processo. “É muito importante que as famílias possam tomar a decisão de salvar vidas por meio da doação de órgãos. Essa conversa ser feita antecipadamente dentro do ambiente familiar, em momentos descontraídos. Uma vez que tomar essa decisão apenas no momento de dor é muito mais complicado. Então, fazer o quanto antes um diálogo sobre a importância da doação dos órgãos pode tornar a decisão mais fácil”, ressaltou.

ASCOM/SESAU
30.09.2021