I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

cursosamupoliciaispenais 000002
Os policiais penais passam por treinamento intensivo que  deve encerrar
ainda pela noite, de acordo com a diretora geral da ETSUS

    Nessa sexta-feira, 01, profissionais que atuam no (SAMU) Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estão ministrando uma capacitação que visa garantir que além do conhecimento tático, policiais penais possam contar com o conhecimento necessário para salvar vidas em situações de emergência.

    Se tratando de atendimentos dos casos de urgência e emergência que também precisam ser rápidos e o mais preciso possível, a parceria entre SAMU e a (FTIP) Força Tarefa de Intervenção Penitenciária que faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, garante que mais de 22 policiais penais de Roraima, estão capacitados para o domínio de atendimento de ocorrências envolvendo sobrevivência administrativa, reanimação, e todos os tipos de socorro necessário a agente feridos.

    Os policiais penais passam por treinamento intensivo que  deve encerrar ainda pela noite, de acordo com a diretora geral da ETSUS, Renata Garcia, foi planejada pelo Núcleo de Educação e Pesquisa (NEP) do Samu, que funciona na sede da ETSUS (Escola Técnica de Saúde do SUS de Roraima), e conta com o ambiente preparado para as mais diversas capacitações.

    "Hoje nós estamos oferecendo esse curso de reanimação cardiopulmonar e atendimento pré-hospitalar para a primeira turma de policiais penais do nosso Estado, essa oficina vem para somar com o curso de formação especializada que eles já estão no décimo quinto dia realizando e hoje uma das disciplinas é no ETSUS", explicou a diretora geral.

    O coordenador do NEP, Mauricio Caldart, explica que ao longo da manhã os policiais aprenderam tópicos de protocolos de acionamentos do SAMU em situações de emergências vividas dentro de presídios, além de aulas teóricas e práticas que vão minimizar os impactos sofridos pela vítima.

cursosamupoliciaispenais 000001

    “O acionamento do SAMU para situações em Unidade Prisional é diferentes, tem todo um aparato de segurança e um protocolo rígido que deve ser seguido, ao longo do dia os policiais devem aprender o suporte básico à vida, com compressões torácicas e respiração de resgate em situações de emergência no exercício da profissão”, completou.

    O coordenador explica que o curso conta com instrutores qualificados e com ampla experiência em táticas prisionais e operacionais, são médicos e enfermeiros do Samu, que ao longo do dia devem habilitar cerca de 22 policiais penais para ações de emergência.

    Segundo o Coordenador da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária em Roraima, Claudevan Costa, saíram do ETSUS treinados para agir em ocorrências específicas, se for necessário eles mesmos poderão dar os primeiros socorros enquanto as equipes médicas são acionadas.

    “Nesse curso avançado incluímos a disciplina de APH, evoluímos para o APH tático, pois é uma doutrina fundamental para a sobreviver do operacional, no dia a dia ele pode se deparar com situações em que seja necessário esse atendimento, é fundamental ele conhecer a técnicas desse atendimento pra ele poder prestar o socorro a uma possível vítima ou até para ele mesmo, e ganhar tempo de sobrevida, em acidentes, ou durantes as atividades policiais” completaram o coordenador.

    O governador Antonio Denarium ressalta a importância da parceria entre as Secretarias de Saúde e Justiça, além do apoio do Governo Federal para garantir o bom fluxo de trabalho nos presídios de Roraima.

    “O SAMU em Roraima conta com estrutura para fazer o atendimento pré-hospitalar, que possibilita preparar as equipes policiais para fazer qualquer tipo de atendimento, onde quer que a vítima se encontre, tenho certeza que ao termino da capacitação, os policiais estarão mais que preparados para situações de risco extremo”, declarou o governador.

ASCOM/SESAU
01.10.2021