I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

outubrorosasaudeprevencao 0001
No CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin) haverá uma programação
diferenciada para as mulheres, com a oferta de exames de mamografia e consulta médica

    O Outubro Rosa chegou e nesse mês a sensibilização sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher é reforçada em todo o país. Em Roraima a sociedade também é chamada para ter mais atenção aos sinais e sintomas que devem ser levados em consideração para garantir a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças.

    No CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin) haverá uma programação diferenciada para as mulheres, com a oferta de exames de mamografia e consulta médica com o mastologista a partir da próxima semana. As atividades serão iniciadas na quarta-feira,06 e seguirão até o dia 15, mas ao longo do mês o trabalho de sensibilização será mantido.  

    O exame de mamografia será realizado pela manhã e os agendamentos podem ser feitos, de forma presencial, na sede da Unidade que funciona na Avenida Capitão Júlio Bezerra. Mas para realizar o agendamento e ter acesso ao exame é importante que a mulher com mais de 40 anos tenha a requisição médica, que pode se obtida em uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Já para a consulta de mastologia não precisa de encaminhamento e o agendamento também pode ser feito de forma presencial.

    De acordo com a diretora do Centro de Referência o objetivo é sensibilizar as mulheres e reforçar o rastreamento de doenças para o diagnóstico precoce. “Reforçamos que os cuidados com a saúde devem ser mantidos durante todo o ano e não apenas no mês de outubro”, disse.

    Conforme a diretor do DEPAO (Departamento de Políticas de Atenção à Oncologia), Cláudia Almeida, o foco é mostrar que as mulheres da capital e também dos municípios que tem indicação para realizar mamografia podem procurar o Centro de Referência e não deixar os cuidados em segundo plano.

    “Queremos sensibilizar as mulheres de todos os municípios e fortalecer a Campanha Outubro Rosa, tendo em vista que a prevenção é fundamental e deve sempre estar em primeiro lugar e aqueles casos em que for necessário o tratamento o ideal é que seja iniciado logo de forma precoce. Nosso objetivo é sensibilizar a população feminina do nosso Estado para que todas acima de 40 anos façam o exame de mamografia com regularidade, pois só assim teremos o sucesso no cuidado”, complementou.

ASCOM/SESAU
01.10.2021