outubrorosanovomamografo 0001
Com o novo mamógrafo será possível ampliar ainda mais o trabalho desenvolvido atualmente na

Na semana em que é comemorado o aniversário de Roraima, a população é quem recebe o presente. Nesta quarta-feira, 6, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) iniciou a programação do Outubro Rosa no CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher) com o funcionamento do novo mamógrafo.

Adquirido pelo Governo do Estado, o novo mamógrafo é digital, moderno, com imagens em alta resolução e já está em pleno funcionamento na Unidade. O investimento soma mais mais de R$ 1 milhão.

“Fico muito feliz de conseguir depois de mais de uma década o Governo de Roraima investir na aquisição de um novo mamógrafo que vai proporcionar uma maior quantidade de atendimento e a garantia da qualidade dos exames realizados no Centro de Referência.  Tenho a consciência que ainda temos muitas coisas a fazer na Saúde, mas investimentos como esse demonstram o compromisso do nosso Governo com a melhoria do atendimento a população.

Esse é o nosso compromisso com a população feminina que precisam de cuidado especial, principalmente quando o assunto é a prevenção ao câncer de mama”, esclareceu o governador Antonio Denarium.

De acordo com o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, o equipamento ajudará no fortalecimento do diagnóstico precoce do câncer de mama em Roraima. “E para atender a preocupação do Governo de levar saúde para quem precisa, que não temos medido esforços e estamos investindo na estrutura das Unidades que prestam atenção especializada, incluindo o Centro de Referência da Saúde da Mulher. E com o novo mamógrafo vamos ampliar o atendimento e atender as demandas com mais celeridade e a qualidade que a população precisa”, complementou.

AMPLIAÇÃO- De acordo com a diretora do CRSM, Marilia Pinto, com o novo mamógrafo será possível ampliar ainda mais o trabalho desenvolvido atualmente na Unidade que realizou nos últimos três anos, mais de oito mil exames de mamografia.

“É um equipamento muito importante para o serviço de identificação de  nódulos pequenos, profundos, muitas vezes não palpáveis e não são percebidos pelo exame de ultrassom da mama. E eu e a equipe nós sentimos muito gratos por esse mamógrafo novo que vai melhorar ainda mais o nosso trabalho", ressaltou a diretora.

Mulheres passam a ter mais cuidado na prevençãoao câncer - A programação do Outubro Rosa que começou nesta quarta-feira, 6, e segue até o dia 15 deste mês, com exames de mamografia e consulta com os medicamentos e mastologistas que atuam no CRSM.

Para a presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer Magnólia Rocha, é uma alegria indescritível ver um novo equipamento disponível para a saúde das mulheres.

"Na semana de aniversário do Estado de Roraima semana, semana de festejo pelo dia de Nossa senhora Aparecida é uma alegria muito grande estar aqui e fazer parte desse momento ímpar para saúde roraimense e para saúde das mulheres que terão a partir de agora mas oportunidade de manter a prevenção ao câncer de mama medida que é fundamental para garantir a saúde das nossas mulheres", enfatizou.

Leonildes da Silva, de 58 anos, foi a primeira paciente a fazer a mamografia. "Eu fui pega de surpresa quando soube que seria a primeira a fazer a monografia. E fiquei muito feliz pois nem esperava. Agradeço a atenção e o cuidado e principalmente a facilidade que vai ser agora para manter o cuidado", agradeceu.

A dona de casa Josefa Brito Almeida também não perdeu tempo. Quando soube da programação voltada para as mulheres aproveitou para fazer o exame. "Eu havia feito antes particular mas quando soube que teria aqui de forma gratuita decidi conhecer. E fiquei satisfeita com o atendimento. Tudo novo, organizado, gostei muito pois a gente as vezes deixa a saúde de lado e assim de maneira tão fácil é melhor pra se cuidar", ressaltou.

AGENDAMENTO - Os agendamentos para o exame de mamografia e consulta médica com o mastologista poderão ser feitos de forma presencial na Unidade, de manhã e de tarde. A programa segue até o dia 15 de Outubro.

06.10.2021