aaaasaudenaescolaoutubro 0001
e das 14h00 às 18h00 e contará com a participação dos municípios

Com o objetivo de fortalecer a atenção de saúde de jovens em idade escolar, o Governo de Roraima, por meio do trabalho integrado entre as secretarias de Saúde e do Trabalho e Bem-Estar Social, realizará na semana que vem em parceria com o Ministério da Saúde, uma oficina para debater sobre o fortalecimento da assistência aos jovens estudante com foco nos Programas Saúde na Escola, Crescer Saudável e Bolsa Família.

O encontro será realizado nos dias 13 e 14, no auditório da Setrabes, das 8h30 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 e contará com a participação dos municípios, incluindo gestores municipais e servidores que atuam área da saúde, educação e assistência social.

A programação tem o intuito de fortalecer as atividades dos programas em todo Estado, por isso contará com a participação do Consultor Técnico do Ministério da Saúde, Lucas Fernandes, que deve esclarecer todas as dúvidas sobre o Programa Saúde na Escola, destacando os princípios, diretrizes, metas, indicadores e financiamento.

Para o Governador Antonio Denarium reforçar a importância da articulação entre as secretarias e governo federal é fundamental para o fortalecimento e ampliação das ações executadas no Estado.

"O Governo de Roraima tem atuado fortemente na integração das ações entre as secretarias, o nosso objetivo central é garantir o bem estar da população como um todo, por isso desenvolver estratégias para a articulação das atividades em âmbito municipal, estadual e federal significa está mais perto de quem mais precisa, prestando o suporte adequado na saúde, educação e bem estar", explicou.

Para o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, a atenção básica tem um papel fundamental no desenvolvimento da saúde como um todo e por meio de ações integradas será possível prestar o auxílio de forma mais ampla.

"Ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, é primordial para a população, a oficina que será realizada na próxima semana deve reforçar ainda mais esse trabalho de ação realizado pela Coordenação Geral de Atenção Básica junto aos municípios que são os responsáveis por executar na prática as atividades do programa" pontuou o secretário.

A articulação entre escolas municipais e a atenção básica é a base do PSE, por meio do Napsaj (Núcleo de Ações Programáticas da Saúde do Adolescente e Jovem) e da Napan (Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição) foi pactuado entre os q5 municípios a proposta de executar os programas Crescer Saudável e Saúde na Escola”, explicou.

A técnica Maria Cruz, explica que o Programa Saúde na Escola une as políticas de saúde e de educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica para promover saúde e educação integral.

“O envolvimento entre todos esses atores é fundamental para receber os municípios que atuam com estes programas na rede de atenção básica. E dentro da oficina vamos buscar que seja construído o Plano de Ação e com isso que as ações sejam colocadas em pratica e para que possamos ter o melhor atendimento e qualidade melhor de atenção no sistema de ensino, aos jovens que estão em idade escolar”, ressaltou.

De acordo com a nutricionista Karla Medeiros, o Programa Crescer Saudável é realizado por meio de um conjunto de ações para a prevenção do combate a obesidade infantil a serem implementadas no âmbito do Programa Saúde na Escola.

“As ações abrangem os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, diagnóstico e tratamento da obesidade, incentivo à prática corporal e de atividade física, em Roraima mais da metade dos municípios aderem ao programa", destacou.

08.10.2021