aaaasaudeparaestudantessesausetrabes 0001
O foco é somar forças para ampliar e reforçar a assistência de saúde, utilizando os  programas federais
PSE (Saúde na Escola), Crescer Saudável e Bolsa Família, executados em Roraima.

    Na manhã desta quarta-feira, 13, foi iniciado um encontro importante para o trabalho de fortalecimento das ações de saúde para jovens em idade escolar. A oficina que segue até amanhã é realizada no auditório da Setrabes, pelo Governo de Roraima, por meio das secretarias estaduais de saúde, educação e do trabalho e bem estar social, em parceria com o Ministério da Saúde.

    O foco é somar forças para ampliar e reforçar a assistência de saúde, utilizando os  programas federais PSE (Saúde na Escola), Crescer Saudável e Bolsa Família, executados em Roraima.

    Participaram do encontro neste primeiro dia, o consultor do Ministério da Saúde,  Lucas Agustinho Fernandeso secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, a  secretária de Trabalho e Bem-estar Social, Tânia Soares e  secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, bem como os representantes dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia e  Pacaraima. Mais de 50 profissionais das três áreas participam da ação.

    Para o Governador Antonio Denarium, o trabalho que chega aos jovens em idade escolar, deve ser realizado e articulado de forma conjunta, pois garantir a integridade de jovens e adolescentes é garantir um futuro melhor para todos.
 
    “A escola é muitas vezes o segundo lar de crianças e adolescentes, por isso garantir cuidados com a saúde, dentro e fora da sala de aula é fundamental, é importante que eles saibam que podem contar com a rede de ensino para a promoção do seu desenvolvimento integral até a vida adulta”, completou o governador.

    De acordo com o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, é fundamental a presença dos representantes de cada município e do  Ministério da Saúde, para que as ações executadas em Roraima sejam discutidas de forma ampla.

aaaasaudeparaestudantessesausetrabes 0003
      

    “Os programas Saúde na Escola, Crescer Saudável e Bolsa Família foram implementados em todos os municípios do Estado, agora com o avanço da vacinação é possível fortalecer o trabalho intersetorial de forma presencial, então é com união e muito trabalho que iremos garantir que os municípios saiam daqui com uma bagagem de conhecimento cada vez maior para aplicar na prática as ações aqui discutidas”, completou o secretário de saúde.

    A secretária Tânia Soares, destacou que esta ação integrada  entre as secretarias de Saúde, Educação e do Trabalho e Bem-Estar Social, em parceria com o Ministério da Saúde, tem uma importância significativa no fortalecimento da assistência englobando as três pastas  abrangendo os jovens estudantes roraimenses.

    "Contamos especialmente com a participação do representante do Ministério da Saúde, neste encontro onde alinhamos ações pontuais executadas pelas pastas estratégicas da saúde, educação e bem-estar visando garantir condições favoráveis aos alunos da rede pública de ensino, conforme orientação do governador Antonio Denarium", destacou.

aaaasaudeparaestudantessesausetrabes 0002

Ministério da Saúde avalia como positivo trabalho desenvolvido em Roraima

    Para o consultor técnico do Ministério da Saúde, Lucas Agustinho Fernandes, Roraima tem um grande potencial de avançar ainda mais na qualidade de execução dos programas federais, e por isso, garantir o trabalho conjunto entre as áreas de atenção à integridade dos jovens e adolescentes é fundamental.
 
    “O encontro de hoje vem com o objetivo de  desenvolver esse tema de intersetorialidade entre saúde, educação e assistência social, estar aqui em Roraima é uma forma de incentivar que isso aconteça a nível local, nível estadual, esses momento proporcionam o dialogar maior, o objetivo é  desenvolver nossas ações de maneira a alcançar o desenvolvimento integral dos estudantes, é preciso reconhecer que sozinho um setor como a saúde,  não consegue alcançar o desenvolvimento integral, já que o estudante tem uma série de necessidades e é o trabalho conjunto que permite essa atenção”, pontuou o consultor do Ministério da Saúde.
 
    Os programas, PSE (Saúde na Escola) e Crescer Saudável, são pactuados por meio dos da CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica), os dois programados foram pactuados em mais de 90% dos municípios de Roraima.

    E no município de Bonfim, de acordo com o Jader Vieira, Coordenador da Atenção Básica do município de Bonfim, as atividades são executadas há mais de cinco anos, a oficina vai ajudar na elaboração do Plano de Ação para as novas atividades.
 
    "É muito gratificante participar de uma oficina que vai promover a melhora da saúde da população. O município de Bonfim  vem realizando diversas ações, faz parte do calendário da atenção básica municipal, em 2020 por conta da pandemia tivemos que parar com alguns trabalhos, mas esse ano no mês de junho, sentamos com gestores de educação para trabalhar ações dentro das escolas, e com essa oficina voltaremos ao trabalho com novas ideias a serem executadas”, destacou o coordenador.
 
    De acordo com a nutricionista Karla Medeiros, gerente do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Atenção Básica da Sesau, os municípios tem papel fundamental no desenvolvimento das atividades, e durante o segundo dia de oficina eles devem elaborar o Plano de Ação que norteará atividades do PSE no Estado,
 
    “Iremos alinhar novas estratégias que estão entrelaçadas com os dois programas, que visa o combate a obesidade infantil, e que garanta que a criança tenha um desenvolvimento melhor e que sejam adultos saudáveis, uma parte importante que também será trabalhada é a inserção de dados no Sistema de Informação para que o MS, possa observar e sinalizar que eles estão de fato realizando as ações pois eles recebem o auxílio financeiro de acordo com as metas alcançadas”, explicou a gerente.

ASCOM/SESAU
13.10.2021