I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

aaaaprevencaoosteoporose 00001
No Brasil, segundo estatísticas da (OMS) Organização Mundial da Saúde, a osteoporose atinge
cerca de 15 milhões de pessoas entre idosos e mulheres pós-menopausa

    A osteoporose é um problema silencioso, sem sintomas e que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea, por isso, nesta quarta-feira, 20, no Dia Mundial da Osteoporose, especialistas alertam para a prevenção e tratamento, uma vez que essa condição pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida.

    No Brasil, segundo estatísticas da (OMS) Organização Mundial da Saúde, a osteoporose atinge cerca de 15 milhões de pessoas entre idosos e mulheres pós-menopausa que são os que mais sofrem de osteoporose.

    O médico ortopedista e traumatologista, Bruno Figueiredo dos Santos, explica que além da idade avançada, existem fatores como histórico familiar, dieta pobre em cálcio, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal. “Até que ocorram fraturas, a doença não apresenta sintomas muito evidentes, o que dificulta ainda mais o tratamento precoce, então sofrer uma fratura ao realizar movimentos simples pode ser sinal de osteoporose e isso só pode ser confirmado com o exame de densidade óssea”, destacou o especialista.

aaaaprevencaoosteoporose 00002

    A prevenção pode ser feita por meio de medidas mais saudáveis, como aumentar a ingestão de cálcio através do consumo de leite e de seus derivados, praticar atividades físicas regularmente, fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio, evitar o consumo de álcool e de fumo, o consumo excessivo de sal.

    Diagnóstico e tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS – A porta de entrada para os atendimentos inicia por meio das UBS (Unidade Básica de Saúde), onde os pacientes passam pelo médico clínico geral, que é responsável pela primeira orientação quanto aos cuidados com a saúde corporal, fortalecimento dos ossos já fracos e prevenção da Osteoporose.

    Caso seja constatada algum tipo de fratura ou a necessidade de um atendimento mais especializado o paciente pode ser encaminhado para o CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota). O diagnóstico da osteoporose pode ser realizado por especialistas como ortopedista ou reumatologista, que também são indicados para cuidar de casos de osteoporose.

    O principal exame para rastreamento e diagnóstico da osteoporose é a densitometria óssea, que é um exame simples e indolor e identifica a gravidade da osteoporose e também a osteopenia, que é a perda gradual da massa óssea e precede a doença.

aaaaprevencaoosteoporose 00003

    O Nerf (Núcleo Estadual de Reabilitação Física 5 de Outubro) é uma das Unidades referência na rede estadual para o atendimento de usuários nas áreas de trauma ortopédico e reumatologia, atendendo pacientes com Osteoporose, referenciados das Unidades como Coronel Mota.

    A gerente do NERF, Beatriz Vasconcelos explica como funcionam os atendimentos, e qual a principal demanda da Unidade. “Nossa principal demanda é de pacientes que chegam com fratura e problemas na coluna, que são causadas, em grande parte, por acidentes no trânsito, no entanto também é realizado o acompanhamento de pacientes com osteoporose, os médicos especialistas podem referenciar alguns casos para a Unidade, onde pode ser realizada a fisioterapia ou a terapia ocupacional, onde pode ser tratada a pós fratura, com orientação de cuidados sobre as quedas, fortalecimento de musculatura que garante um suporte maior ao paciente”, finalizou a gerente do Núcleo.

ASCOM/SESAU
14.10.2021